segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Links


Revendo Adeus Philippine. O filme, com sua ênfase em novas mídias e modos de consumo- ligadas à televisão e seu mercado de presenças-, ilustra uma passagem ( transmissão? Legado/herança?) fundamental ao cinema moderno: o cinema passa a se interessar por linguagem, enquanto a tv assume a função de contar histórias.

É talvez o único filme nouvelle vague que assume plenamente – em sua forma- esta démarche histórica da transição entre cinema ( agora representação) e tv ( narrativa), algo similar ao que ocorrera na passagem da literatura ao cinema como ( agora, à época) meio privilegiado de narrativa. Mas há um filminho de 1959- de um cineastazinho nem moderno nem clássico, apenas eterno- que já antecipa esta passagem- herança? Legado? É o Testamento do doutor Cordelier, de Renoir, filmado como se fosse um filme para televisão. Como se fosse. Porque o filme é um ensaio sobre um filme para tv, ou um campo de cultura para o novo cinema por-vir: um filme possível , literalmente experimental ( no sentido em que Blind date é experimental, segundo o insight luminoso de Douchet) sobre o novo- velho cinema-tv que nascia ali do lado, em Adieu Philippine, Rio Bravo, Psicose, Moonfleet. Porque a tv- como bem nos lembra Jean-Paul Fargue em seu texto sobre Godard/Guitry, Philippine- c'est du direct. E o que faz Renoir, com suas várias câmeras - découpage cerrado, atento a todos os detalhes que possam materializar, tornar narrável ( televisível) uma história em quadrinhos?- senão du direct? E o que busca Rozier senão du direct? A impressão de realidade como um objeto a ser consumido pela imagem, e nela esgotado?


"(...) Deux amandes dans la même coquille. Philippine! Le cinéma avec la télévision. Eentre les deux, le héros choisit... les deux.(...) Comme tous ceux qui ont compris, un jour, que le cinéma n'a jamais existé. Que le cinéma a longtemps été le nom putatif de ce que l'on ne savait pas encore nommer télévision."

Le théâtre de l'instant.

Nenhum comentário: