sábado, 30 de outubro de 2010

http://elusivelucidity.blogspot.com/2010/10/see-something.html


... sempre me pareceu que A regra do jogo esteve milhas à frente de Cidadão Kane como marco de um certo cinema moderno ( conceituzinho complicado este, se o pensarmos como mera oposição ao clássico)... O uso da profundidade de campo em Welles é estático, maciço, hierático; em Renoir, a profundidade de campo assinala uma série de vetores temporais, de perspectivas que vão se fazendo e desfazendo à medida em que a câmera confunde ( embaralha, distribui, desestabiliza) as dimensões... o estatismo de Welles é plenamente justificado, em se tratando da história de um bufão - teatral e radiofônico- que progressivamente vai se tornando uma caricatura de si mesmo, confundindo-se com as máscaras e os espelhos que usara para enganar os outros, e em sua desenfreda passagem de arrivista a deus ex-machina do establishment se confunde com o décor , se petrifica e cauteriza... de fato, Cidadão Kane é antes um compêndio de técnicas ilusionistas que refletem os métodos manipuladores de Kane para se apossar idólatramente do real, para transformá-lo numa imagem especular de si mesmo. Aliás, como Hitler e ( devo dizer) Roosevelt à época também faziam; como o próprio Welles também fazia , e sempre o fez...

Mas a Regra do jogo é mais do que isto: é um puzzle ( como Kane), mas de puros possíveis, de estratos temporais; não há peça a achar para encerrar o jogo ( Rosebud), não há Bild a se reconstituir, totalidade a se fechar e auto-centrar, não há Paraíso perdido a se decifrar; há apenas um vertiginoso caleidoscópio de relances e brechas, de interiores que se entrebrem um instante para logo depois voltarem a se confundir com o espaço absolutamente exterior- superfluido e superficial, como pede o velho classicismo do século 18, de que Renoir é um intérprete inconteste- de passos e gestos de dança, da quadrilha à la Musset que consiste em transformar o palco- o plano- num tablado de puras circunvoluções cinéticas e durações em jogo, em fuga...

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