terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Flammes




O primeiro cinema de Arrieta capturou ( presentificou) as fantasmagorias da infância e imprimiu-as na superfície empreinte de verité do plano, que a tudo retém, consagra, fixa. O arquétipo desta primeira operação de conversão do invisível no trop visible do plano de cinema era o Anjo. Mas com Flammes já estamos na adolescência, e o fantasma é francamente erótico: um bombeiro, cuja função é justamente “matar o fogo” da jovem ( e poucas vezes a apalavra e a coisa serviram reciprocamente ao literal e ao simbólico sem perder, respectivamente, em pujança pulsional e força de analogia). Mas sabemos , desde Sade até Lacan, que o Desejo é um fantasma- ou seja: nada de determinado, de este ou aquele, etc; conjuga-se, portanto, infinitivamente ( talvez seja a única força infinita que habita o homem); portanto, como não é isto nem aquilo, ele pega, compartilha-se, transmite-se: o jovem americano tinha um demoníaco fascínio pelo fogo, até o fogo consumir toda a família num incêndio; a amiga de Caroline passa a sofrer de flatus vocis, e  acorda nos braços de outro bombeiro: o fantasma erótico da jovem “contaminou” a todos os outros. O Desejo não é coisa – ousia, substância-, e  sim energia: invisível, habita em tudo, décors e Natura inclusive. A maior parte do filme os personagens escrutam, espreitam, auscultam a iminência de sua chegada, e  isto dá aos planos uma aura de suntuosos monólogos mediúnicos: é sempre no interstício entre a presciência do que virá e a sua chegada que o personagem se posta; e Arrieta não precisa sequer indicar literalmente este caráter intersticial do décor, situando-os em limiares, atrás de portas, antecâmaras. Não: o plano já está de tal forma imbuído de energia, de stimmung, de teluricidade que basta deixá-lo lá, à espreita; convertidos em bons entomologistas, contentamo-nos em dedicar toda a nossa ansiosa atenção a discernir a chegada do Desejo, deus que desta feita dispensou a metamorfose animal e preferiu a  modesta máscara lumpen do bombeiro. 

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