sexta-feira, 30 de julho de 2010

Joe




Um diretor que sabe o que significa um plano: uma unidade espaço-temporal onde um acontecimento se dá ( se dando). Um acontecimento não é necessariamente uma ação, e uma ação humana. Muito menos ( apenas) uma ação forte, o tempo intenso de uma ação, a sofreguidão com que ela se precipita em direção ao seu clímax. Há micro-acontecimentos, que rastejam sobre o planalto do tempo: folhas rumorejam, velhos resmungam, a tépida respiração de um riacho. Acontecimentos frontais: efíges onde o tempo se torna plano e superficial , uma inscrição finamente cinzelada à flor do plano. E não, como na duração cotidiana, interpolado, graduado e superfluido.
Uma paisagem idílica sampleda por uma fm; o címbalo melódico do riacho, contraponto do mutismo do namorado; o véu onomatopéico de grilos e formigas, que se estende sobre a inútil paisagem dos corpos lassos do casal, finalmente integrados à paralisia da Natureza: comatosos, pétreos, calcinados enfim pelo tempo; o tempo, que os transforma em leitos de sua cíclica, incansável tarefa de sedimentação. No final de Eternamente sua, assim como na paisagem envenenada do começo de Tropical malady- soldados encontram um corpo semidevorado na pradaria- ,o Éden espectral de Apichatpong: um corpo crispado, soturno e tutelar, onde as ninfas do Silêncio e da Morte velam por nosso sono.

... mas voltando ao plano.. seria este, num sentido totalmente outro dlo designado por Serge Daney- ma non troppo- o plano túmulo de Apichatpong?, uma clareira onde o tempo cristaliza os corpos - mumifica-os, ia escrever; não escrevo. Mas o tempo de Apichatapong não me parece utópico, muito menos distópico; paira sobre um neolítico elegíaco, pré-histórico, pré-utópico. Tópico?, como parece sugerir a carnalidade de seus planos médios e raros closes, concentrações e descontrações dos corpos- corpos parciais sempre, pois mesmo quando enquadrados em planos gerais, são vistos como partes desta membrama maior, o opaco, monótono e regular corpo da Natureza-, desfibrados sob a enxurrada alcalina do tempo, este ceifeiro, como diria o outro.

Nenhum comentário: