sexta-feira, 30 de julho de 2010

O sangue


Revendo O sangue, nesta bela cópia do Artificial Eye. Plano e contraplano em Costa.. O plano é o escrínio do rosto, recolhido sob a sombra: incisão no chiaroescuro ( Gabriel Figueroa). O contraplano é uma paisagem à la Musuraca, na qual o corpo ( ao qual pertence o rosto do plano anterior) se perde. Ou se avança em direção/ao longo do filme, da trajetória de desencontros e aprendizados que o filme vai desenvolver ( perder um pai, ganhar e conservar um segredo, constituir uma nova e secreta família, com laços e configurações distintas, que envolvem inclusive o incesto,a paranóia, o onírico).

O plano burila, cinzela, recorta: escrínio, repito. O contraplano relança o corpo ( o dado) no jogo do filme, aposta nele como a peça capital de uma maratona de deslocamentos e cisões ( entre pais e filhos, dinheiro e desejo, entre a sombra e a luz). O filme provavelmente não chegará a lugar nenhum, a não ser a um catálogo retrospectivo de epifanias tiradas das gravuras de Egom Schieler: O cinema é o conjunto de signos banhados na luz magnífica de sua falta de explicação ( Oliveira). Mas no plano e contraplano, em sua cumplicidade ( que ecoa a cumplicidade desses seres tournerianos, arrancados ao Fatum objetivo do Pai/Passado por um Fatum íntimo, privado, presente, e portanto perverso- meu- , muito próximo igualmente dos aventureiros crianças da Night of the Hunter, que entretém uma relação de cândida culpa e repulsa para com o Pai postiço ), em sua distância e em sua coalescência também, eu pressinto: estaremos longe, muito longe do ponto de onde começamos. Isso para mim anuncia o essencial em No quarto da Vanda, aquilo que devemos reter, mas talvez num movimento contrário: à medida em que Fatainhas tomba, o quarto de Vanda se torna uma espécie de templo, ou relíquia ( ali estão o chiaroscuro, a madre confessora dos pecados do mundo, o refúgio dos deserdados), destinado a eternizar o mundo caduco. O Dentro como resistência. Mas o contraplano em O sangue ( planície, floresta, negação da casa familiar e seus tentáculos) aposta no Fora como resistente, no espraiar e no erigir de uma abertura na qual uma vera família, uma família espiritual, vai enfim poder se mostrar.

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